domingo, 13 de maio de 2018

Sentir a gratidão

 Dizer obrigado é uma questão de comunicação. Sentir gratidão envolve a dimensão afetiva e até espiritual. Sentir gratidão perante alguém ou algo é: um movimento para fora de nós mesmos; que nos leva em direção aos outros e ao mundo; uma onda que nos submerge e nos acalma ao mesmo tempo; um calor que irradia do nosso coração; um impulso da alma, que se conecta a algo superior; uma benéfica impressão de que as coisas são exatamente como elas deveriam ser e um desapego suave e natural.

 É tão gostoso sentir gratidão! Não é de se espantar que este estado de espirito esteja associado de maneira tão forte à felicidade ( comprovado por vários estudos realizados em psicologia positiva). Sinta gratidão a vontade!

 Quer saber um segredo para sentir gratidão sempre? Pegue uma folha de papel, faça duas colunas. Na primeira, anote tudo o que você tem atualmente, tudo aquilo que você pode desfrutar (saúde, família, emprego, um teto, etc.) e na segunda, escreva tudo o que você não tem ou não tem mais, mas gostaria de ter. Depois concentre-se na primeira coluna e releia-a lentamente. descreva como você se sente, quais emoções lhe invadem. Em seguida concentre-se na segunda coluna. releia-a lentamente. como você se sente? quais as emoções que lhe invadem? Qual a constatação após esse exercício? Percebeu que quando focalizamos nossa atenção no que possuímos e em todos os privilégios de que desfrutamos, experimentamos bem-estar e gratidão? Quando focalizamos nossa atenção no que não possuímos, no que perdemos ou no que os outros possuem enquanto nós não, experimentamos mal estar e tristeza? Ora, nossa atenção está sob nosso controle: somos nós que decidimos em que queremos prestar atenção.  Portanto, somos nós que temos o poder de decidir sentir gratidão - e isso a qualquer momento.

"A gratidão é uma impressão de êxtase que suscita a vontade de dar graças e saborear a vida."
 -Robert Emmons

Nenhum comentário:

Postar um comentário