sábado, 5 de maio de 2018

Falar ou não? Eis o conflito.

A vida me pregou mais uma peça, e eu não estou sabendo como lidar com isso. E tem a ver com falar do que incomoda. Nisso eu refleti: há tantas frases inspiracionais na internet "Fale do que sente, senão você adoece" "Diga sempre tudo que precisa dizer" etc. Tantos cursos de oratória disponíveis, tantas palestras e vídeos que nos ensina a falar para e com os outros. Confesso que eu já estava confiante em relação a falar tudo o que sinto e o que penso, afinal é só abrir a boca e começar a falar não é? mas isso não é sempre tão fácil assim. Falar o que sente implica em ouvir o que o outro também sente, e nesse ciclo, chateações e conflitos aparecerão. E é esses conflitos que me trazem medo. Especifico: eu estou bastante chateada com uma situação em casa e não sei como agir diante desta. Sei o que dizer mas não sei como dizer. Como falar sem que a pessoa se chateie ou até me diga que estou sendo egoísta? esse é meu dilema. E pior que não consigo disfarçar minha insatisfação, minha expressão facial me denuncia e eu busco me distanciar para evitar confusão e o problema continua presente. Há um momento que não consigo aceitar os fatos e exponho meu incômodo só que muitas vezes digo mais que necessário e de forma grosseira, explodo sabe e aí não consigo fugir do conflito que surge depois disso. E se antes eu tivesse dito o que me incomodasse? É algo que penso sempre. Redigindo esse texto lembro de quando eu era adolescente e quando ia dizer o que sentia e o que me incomodava e ninguém dava tanta importância,e eu que precisava respeitar e tolerar a situação. E assim fui aprendendo a me silenciar e me esquivar de situações que gerassem conflitos até o dia que eu não aguentasse conviver com tanto desconforto... Reflexão: nos cobram que sejamos francos em relação a sentimentos e opiniões mas alguns se incomodam e agem com agressividade quando dizemos algo. Pior quando demonstram uma falsa preocupação ou falsa compreensão ai dizem "me desculpe, vou mudar de atitude", "vamos tentar mudar isso", "isso não vai acontecer novamente". E o que incomoda continua explícito, não há mudança alguma. E ai falar ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário