sábado, 23 de março de 2019

Precisamos falar de reciprocidade nas relações.

Reciprocidade é um termo conhecido e divulgado por muitos. Uma das definições de reciprocidade segundo o dicionário Michaelis é:  Qualidade ou característica de recíproco; mutualidade, recíproca, reciprocação.

Ultimamente tenho refletido sobre troca mútua de interesses, sentimentos e pensamentos. Entendo totalmente que as pessoas não tem a obrigação de agir, sentir e pensar como nós. As pessoas são e agem diferentes uma das outras e devemos respeitar as individualidades. Entretanto, acredito e defendo que é preciso haver reciprocidade nos relacionamentos. 

Difundiram a ideia de que relacionamentos difíceis e caóticos são melhores e necessários. E assim as pessoas se contentam com desprezo e humilhação esperando que a outra pessoa corresponda da mesma maneira, esperando complementação do outro e então se submetem a relações toxicas, degastadas e abusivas. 

Se você viveu uma relação não recíproca, e por isso saiu prejudicado(a) eu te afirmo que podes recomeçar, e podes viver um relacionamento saudável consigo e com o outro. Antes de dizer sim para o seu/sua companheiro (a) certifique-se de que você está em um relacionamento sério com você. Assim saberá que não merece viver de migalhas, de um meio amor, e de um relacionamento abusivo. Que só aceitará alguém em sua vida, se for pra somar.

É preciso se reconhecer como pessoa digna de carinho, respeito, amizade e valorização. Reconhecer como uma pessoa que merece ser tratada bem, que merece um amor sincero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário