sexta-feira, 15 de março de 2019

Aprendendo com os outros

Eu gosto de aprender com as pessoas. Gosto de ouvir e compartilhar relatos pessoais. Me preocupo bastante com as relações humanas. Tenho curiosidade pelas vivencias e experiencias dos outros.  Por isso estou me graduando em psicologia. Psicologia uma profissão que tem como objeto de estudo o ser humano. Cada ser humano é tão singular e isso me fascina. 

Ao mesmo tempo que o ser humano me fascina, me espanta muito. E me incluo nisso. Há certos comportamentos que aflige, que irrita e incomoda. Há um aumento de comportamentos maléficos, rígidos e destrutivos. Quanta disseminação de violências! Quantas ações egoístas e agressivas! Quanto desrespeito, desinteresse e apatia coletiva. Isso só comprova que qualquer ser humano é um agressor ou vitima em potencial. Felizmente podemos modificar isso quando buscamos respeitar a nós mesmos e aos outros. E para isso é preciso conhecer a si mesmo e aos outros.

Por isso, busco aprender com o outro. Quando escuto alguém de forma genuína eu aprendo demais. Por que eu digo isso? Quando eu me distancio do suposto saber que a Academia produz, eu conheço outros saberes e realidades. Eu me conheço e me torno eu, Fabianne.

Já dizia Vygotsky: Através dos outros nos tornamos nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário