sábado, 2 de março de 2019

Algumas questões acerca de relacionamentos desgastados

Até quando vale a pena manter uma relação? Porque insistir em uma relação em que não há interesse seja de uma das partes ou de ambos? Porque insistir em um relacionamento em que não há respeito e sentimento mútuo? Será que para se sentir feliz, é necessário ser negligente em relação a si mesmo?

Essas questões frequentemente pairam em minha cabeça. Reflito que muitos insistem em permanecer em relações unilaterais e até abusivas por causa da dependência, estabilidade e possessividade. Não somente em relações amorosas, mas também em amizades ou relações familiares. Para muitos, a dependência e o comodismo é mais confortável que a mudança pois a última ocasiona perda e ataque. Perda de uma companhia, das posses e até da razão, além do possível ataque da outra parte envolvida, da sociedade e de si mesmo. 

As pessoas que estão em uma relação desgastada muitas vezes suportam o que não deveria ser tolerado. Suportam a infidelidade, o abuso, o desrespeito... Sofrem e causam sofrimentos aceitando situações e sentimentos constrangedores. E assim vão seguindo porque ter alguém, independente se muitas vezes só trata mal, é o que mais importa e mais "seguro".

Se não há reciprocidade porque tanto desgaste, tanta insistência e sofrimento? 





Nenhum comentário:

Postar um comentário