quarta-feira, 11 de abril de 2018

Tenho responsabilidade, mas culpa não

Hoje eu consigo entender e aceitar quando algo não acontece da maneira que eu quero. Hoje entendo o porquê de momentos de tristezas, decepções e magoas. Tudo é aprendizado, um aprendizado que é para toda vida. Claro que as minhas primeiras reações diante de um acontecimento estressor sempre eram a de ser agressiva, sentir raiva, chorar ou pensar que era culpada pelo acontecimento e por todos os males do mundo. Consegui modificar esses posicionamentos. Hoje entendo que sou responsável por ter tido certas atitudes, ter dito ou não dito palavras em algum determinado momento. Assumo minhas responsabilidades nas desordens que muitas vezes me meti mas rejeito o sentimento de culpa. Esse sentimento que paralisa, que afeta a autoestima, que é responsável pela auto-punição desnecessária.  Entendo agora que as perdas são necessárias, para toda perda existe ganhos e encantos. Aprendi a observar esses encantos que são simples, mas constantes. Aprendi a lidar melhor com meus erros e com as perdas. Hoje sei definir e determinar quais são os meus limites. Meu mais novo exercício: ser mais assertiva, determinada e me impor mais.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário