quinta-feira, 12 de abril de 2018

Autodomínio é o que importa

O auto domínio é um dom maravilhoso, porque além de disciplinar as nossas emoções, nos torna mais fortes diante daqueles que não conseguem resolver suas desavenças, insatisfações, ou fraquezas sem ter que ferir o outro. Lidar com gente desequilibrada é difícil, mas perder a compostura por suas insignificâncias, é pior. 

Vivo a refletir sobre o tempo perdido ao tentar modificar o outro, ainda mais quando este não quer admitir e avaliar seus erros, quando este não pede desculpas, até atribui de algum modo a terceiros, a responsabilidade de ter agido de forma grosseira, desleal ou sacana. 
Assistindo um programa matinal da televisão me atentei a uma fala interessante da apresentadora: Nós seres humanos, principalmente as mulheres, temos uma certa fé que iremos mudar os outros. Que o amor, seja ele qual for, tem o poder de modificar tudo, transformar humilhação em misericórdia, transformar violência em gentileza. Não é bem assim, não devemos impor mudanças ou esperar que elas aconteçam. Muitas vezes o outro não quer transmutar, quer agir e ser como é, seja em um determinado momento ou durante toda vida. Já tentei diversas vezes mudar as pessoas ao meu redor, tentei explicando o mundo com meus próprios olhos, já dei diversas chances para uma pessoa mudar e se adequar, agir da maneira que eu queria até que cheguei a conclusão:

Só há uma pessoa que posso modificar: a mim mesmo. O importante é ter autodomínio: saber controlar os sentimentos e emoções, saber se impor ao desejo e vontade alheios. Ter em mente que cada um é um universo único e que se pode viver de maneira serena e equilibrada com o outro, sem ferir seus sentimentos e emoções, como o outro deve respeitar suas posturas e pensamentos.   


Citando Platão: Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário