quinta-feira, 19 de abril de 2018

O que você diz quando recebe um elogio?

Essa semana visualizei em um grupo do Facebook uma publicação de um amigo. A publicação consistia em uma frase assim: Eu amo as mulheres que sabem que são bonitas sem precisar receber elogios de outras pessoas. Gostei muito dessa frase e me considero uma dessas mulheres, sei que não é necessário que as outras pessoas reforcem que possuímos beleza, inteligência ou bondade, é preciso que reconhecemos isso sozinhas. Lendo os comentários percebi que algumas mulheres concordavam com a publicação, e outras indicavam que um elogio, a valorização, a motivação e reconhecimento por parte do outro também era gratificante e benéfico para a autoestima. Concordo com tudo que foi posto. Aliás quem não gosta de um elogio? quem não gosta de ser valorizado e reconhecido pelo outro?
Vivemos em busca de realização, estima e recompensas. O problema é quando a soberba, a prepotência, a modéstia, o falso pudor e a pretensa educação nos impede de ser realmente grato aos elogios e reconhecimentos. Não adianta reclamar que não recebe um elogio, e quando recebe maximize-o, minimiza-o, recusa-o, desvirtua-o ou deturpa. O mais simples é aceita-los como um presente e, agradecer. Agradecer com frases como "obrigado, foi um prazer escutar isso.", "obrigada, seu elogio me fez bem" isso gera efeitos em você e em quem o estiver elogiando.

E ai de que formas você costuma reagir aos elogios que recebe?


2 comentários:

  1. Oiii. Primeira vez aqui (aqui = neste espaço, ia muito no antigo blog). Elogios... Olha!!! Eu não sei como reagir a elogios, sério. Eu fico muito sem graça, fico sem jeito, mas tão sem jeito que só depois é que vai cair a ficha de verdade, sabe? Só quando estou sozinho, ali comigo mesmo, antes desse momento único e reservado eu não sei reagir. Eu agradeço, mas dificilmente vou pensar ser merecedor de tal. Depois, com análises e resultados a partir do que me levou a ser elogiável é que eu realmente acredito que, pô, mandei bem mesmo.
    No fundo eu prefiro assim, sabe? Às vezes quando você impõe um limite entre a emoção e a razão, mesmo em situações como essas, você acaba prevenindo a soberba, a prepotência, a modéstia, falso pudor, et cetera.

    Bom... Eu ainda tenho muito o que ver aqui, prometo eleger um dia para isso. É o mínimo que posso fazer. Belo texto, gosto do seu ponto de vista. Desde lá atrás. Haha! \o/
    Isso não quer dizer que eu não goste, eu gosto sim, só não sei reagir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu agradeço por conhecer um pouco mais de você! Obrigada pela contribuição sempre!

      Excluir