quarta-feira, 21 de março de 2018

Sobre as decisões do(s) outro(s)

Refleti hoje o quanto temos dificuldade em aceitar a decisão do outro, mesmo que digamos que somos as pessoas mais compreensivas do mundo. Eu digo que não somos tão compreensivos assim, pois há sempre algo que não vamos concordar e tolerar, e isso é tão normal. Percebo o quanto a tolerância de certas atitudes perpassa diversas vezes as questões familiares e afetivas.
Hoje discuti com minha mãe, que está doente a algum tempo, porque ela preferia formas paliativas de tratamentos usando métodos alternativos e todos medicamentos possíveis para melhora dos sintomas. E eu filha preocupada preferia que ela fosse ao médico para realizar exames mais complexos para diagnóstico e tratamento correto. Claro que ela usava muitas desculpas para não ir e a mais clássica: mais tarde eu vou. Eu discuti muito e ela me disse algo que refleti durante horas: "você não consegue respeitar a minha decisão!"

Essa frase foi um ponto chave para eu pensar quão longe estamos de aceitar o que o outro quer. Seja porque pensamos que a nossa vontade é melhor, nosso conselho é o eficaz, a nossa opinião é a correta. Até quando e como a decisão do outro nos afeta? Confesso que além da preocupação de ver minha mãe doente, eu também me senti afetada porque a decisão dela de estar em casa também me atrapalhava de certa forma pois tinha que me dedicar a ela, tendo que às vezes largar algumas atividades para servir uma água, café ou chá, ir comprar um remédio que não tinha em casa. Egoísmo que se chama, né?

Nossas vidas sempre serão permeadas pelas decisões do outro? Acredito que sim. Somos o resultado do convívio em sociedade. Nós também decidimos e os outros se incomodam com nossas decisões. É a vida! e assim vivemos, de vez em quando discutindo pelo mesmo motivo embora já tenhamos prometido deixar pra lá e não mais opinar sobre.
Paciência nessas horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário