sexta-feira, 9 de março de 2018

Sobre confiança:

Essa quinta-feira eu refleti e debati com minha mãe sobre confiança. Senti a vontade de postar sobre esse tema tão interessante para mim.  Muito do que publicarei é uma opinião minha que não abro mão. Então antes de expor-la, destaco o significado da palavra confiança que encontrei em um dicionário: 

1. Credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito, segurança. 2. Crença de que algo é de qualidade superior e não falhará. 3. Sentimento de segurança em relação a si mesmo; firmeza. 4. Crença ou fé de que determinadas expectativas se tornarão realidade; esperança. (Michaelis,2018)

Após ouvir amigos contando sobre os casos da semana e analisando minhas experiências pessoais percebi que a maioria das decepções acontece porque confiamos muito em uma pessoa. Então vou exemplificar o significado 1. de confiança. Credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo. Meio obvio né confiarmos em quem tenhamos algum tipo de intimidade, seja mãe, pai, irmãos, cônjuge ou namorado, amigos mais chegados e colegas de trabalho. Pois a estas pessoas contamos nossas intimidades, nossos medos, nossas ansiedades, nossas alegrias, nossas conquistas... Enfim compartilhamos com o outro sobre a vida e escutamos sobre a vida do outro. Eu sou a favor do diálogo e da troca de experiência sim, pois como é que criamos um vínculo com alguém sem ao menos conversar e compartilhar interesses? 

O que considero um problema é o excesso de confiança que depositamos nas pessoas, a responsabilidade que atribuímos a outra pessoa de satisfazer sempre nossos desejos, seja quando precisamos de alguém para desabafar ou estar sempre por perto. A alguns anos minha opinião tem sido essa: como somos tão egoísta a pensar que outra pessoa tem que estar sempre disponível para nós, como nos queixamos quando alguém não age da maneira que queríamos que agisse, quando não corresponde as nossas expectativas. E o que acontece? nos decepcionamos. Tem uma frase muito comum que diz assim: decepção vem de quem a gente menos espera. Eu diria: sim vem de quem menos esperamos, porque idealizamos alguém, porque queremos que alguém aja para o nosso benefício, queremos alguém para segurar nossa barra e resolver nossos problemas.  E ainda mais quando não respeitamos o outro e suas escolhas, seu modo de vida e particularidades.

Uma observação: A muito tempo dispensei a dizer a alguém as seguintes frases: "conte sempre comigo" ou "estou aqui para o que precisar".  Porque aprendi que é muito errôneo dizer isso, até porque somos seres impotentes e limitados. Não podemos ajudar as pessoas sempre, até porque muitas vezes não nos ajudamos, imagine a outros. Não é vergonhoso não ajudar, e sim atrapalhar, não é vergonhoso dizer não, é melhor ser e deixar ciente que não é onipresente, o que é um fato, pois não estaremos sempre por perto para socorrer e ouvir alguém... Se as pessoas tivessem essa consciência... Creio que haveria poucos conflitos para lidar entre nós.


Já dizia o Renato Russo: "Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo", Bem isso será um tema para outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário