quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Sobre valorizar

Uma máxima bastante difundida nos dias atuais é: "quando se perde é que se dar valor". Concordo totalmente por vivência e experiência: muitas vezes só percebemos que deixamos alguém ou alguma oportunidade quando é tarde demais. As vezes estamos tão centrados em nós mesmos, em nossas conquistas, em nossos problemas e limitações que nos colocamos contra nós mesmos. 

Cito uma situação comum: em relacionamentos amorosos uma pessoa se entristece, protesta e reclama quando percebe a importância e a grandiosidade da outra pessoa quando esta desisti de sentir e viver pelos dois, desisti de aturar todas as mentiras, todos os erros e todos os sentimentos mesquinhos. Vão ou tentam ir atrás quando a outra pessoa resolve ir embora pois não aceita mais nada que não seja verdadeiro e/ou reciproco. Tentam conquistar a pessoa com artífices como chantagem emocional, promessas de mudanças, amarração amorosa e até ameaças. Querem a todo custo recuperar aquela pessoa que acreditam ser o amor da vida. 

Entretanto, a melhor forma de lidar com uma perda é avaliar a própria responsabilidade nessa desordem: O que ocasionou essa situação? O que posso aprender com essa desordem?  Depois de respondidas essas questões, o melhor a se fazer é tentar ser uma ótima pessoa para si mesmo e para os outros, se comprometendo a valorizar o que és e o que tens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário