sábado, 25 de agosto de 2018

Nossos medos... Vamos enfrentar-los e acreditar nos nossos sonhos?

Em 28 de agosto de 1963, o ativista político americano Martin Luther King Jr fazia o seu discurso histórico "I Have a Dream" , no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. No inicio do século XX, a igualdade de direitos num país segregacionista como os Estados Unidos podia parecer utopia. No entanto, para Martin Luther King Jr, isso não era uma vaga fantasia, mas sim um sonho realista.

Qual o significado da palavra utopia? Para os pessimistas a palavra utopia é formada a partir do grego "ou-topos" que significaria "em lugar nenhum". Os otimistas preferem pensar que o prefixo grego não é o "ou" privativo, mas sim "eu" que significa bem, felicidade.

Associo a noção de sonho à noção de felicidade. Sou feliz quando sonho, e quando realizo um sonho sou mais feliz ainda. Acredito que para sermos felizes precisamos estar em harmonia com os nossos valores, estarmos sintonizados com aquilo que possui um profundo sentido para nós mesmos. Pensando nos meus valores, que são: o respeito ao próximo, justiça, solidariedade e responsabilidade social, resolvi ousar realizar um sonho: criar um Projeto chamado Clube da Leitura na Comunidade. Projeto voltado a promoção da leitura na comunidade do Nordeste de Amaralina em Salvador, Bahia. Acredito que a leitura tem um poder transformador: além de expandir os conhecimentos, transforma um sujeito em protagonista de sua história e da sociedade a qual pertence. Acredito que a leitura liberta o individuo. Com o dinheiro arrecado, minha mãe e eu, compraremos exemplares de livros, na quantidade do público que alcançaremos, para a abertura do projeto. É um projeto ousado, para algumas pessoas até utópico, mas sinto que preciso realizar-lo.  Me disponho a ser vulnerável e enfrentar o medo de não chegar "em lugar nenhum" e sim promover o bem, a felicidade.  Até porque acredito nesse sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário