terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Uma reflexão sobre relações

Uma questão me incomoda bastante e quero compartilhar com vocês: percebo que hoje não consigo estar com amizades de outrora. Não me compreendam mal, longe de mim ser arrogante ou soberba, entendo que cada ser humano tem sua história de vida, suas particularidades, e, não quero de maneira nenhuma mudar as pessoas a minha volta.

O que tem me incomodado, e eu creio que preciso de alguns anos de análise para lidar com isso, é lidar e ter que sair com amigos/as com visão preconceituosa de muitos casos... amigos que não conseguem pensar que as pessoas são e agem diferentes, que não conseguem respeitar as singularidades dos outros, amigos que sempre "acham". Confesso que tenho me afastado muito de amizades por conta de sofrimento psíquico que já tive por conta de comentários sobre mim e sobre os outros.Desde que comecei a refletir sobre isso pensei que estava exagerando, que era só uma desculpa para não sair mesmo e escolher passar a noite assistindo filmes e séries, ler um livro ou estar conectado nas redes sociais. Mas ai lembrei das falas carregadas de preconceito e intolerância contra religiões do outro, profissões e as escolhas do outro, e pasmem preconceitos sobre etnia, classe social e deficiência. 

Isso me entristece muito, e é trabalhoso lidar com isso. Diversas vezes debati isso com minha mãe, irmão e amigos que diziam ter esse mesmo sentimento. Pessoas mais velhas me disseram que é normal isso acontecer no inicio da fase adulta já que percebemos que não somos mais adolescentes tentando se encaixar em um grupo e concordar com as mesmas coisas. E com isso há esses conflitos. percebemos que nossos amigos não pensam do mesmo jeito em algumas coisas, muitas das vezes fúteis. Mas ainda há afeto, ainda queremos estar com eles. O problema é quando ideias entram em conflito e as duas partes não entram em consenso, quando a fala do outro é desmerecida, quando há falta de respeito disfarçado de minha opinião. E não consigo lidar com isso. Falo uma, falo duas e prefiro me afastar... Me pergunto se essa seria a melhor opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário